sexta-feira, 19 de abril de 2013

TEMOS PRESSA


A escola Ulisses Matosinho vem trabalhando arduamente para atender toda equipe docente e discente de forma igualitária visando à qualidade do ensino, há algum tempo atrás a educação na área rural era vista como educação sem cultura e sem possibilidades de mudança, mas a gestão dessa instituição tem procurado mudar essa tese baseando-se na qualidade oferecido na área urbana, este afirma que não deve haver divergência já que todos são iguais, portanto merecemos atenção tanto quanto, este tem lutado para que isso aconteça. No entanto o contexto atual da educação debate sobre uma escola preparada para proporcionar um ensino de qualidade, respeitando a heterogeneidade e a individualidade da comunidade escolar. Uma escola que proporcione educação de qualidade para todos, visto que todo ser humano tem a capacidade de aprender de acordo com seus interesses e seu ritmo.
As leis que regem a educação nacional, as teorias e práticas educacionais discutidas nas universidades, congressos, fórum, e reuniões tratam da melhoria do ensino no país e almejam uma escola de qualidade para todos, onde todos possam ter sucesso, ou como diz Mantoan (2003) consigam a “emancipação intelectual”.
A escola atualmente se depara com novos desafios, entre eles, o de estabelecer condições mais adequadas para atender a diversidade dos indivíduos que dela participam. Assumir, compreender e respeitar essa diversidade é requisito para orientar a transformação de uma sociedade tradicionalmente pautada pela exclusão. Para alcançar essa qualidade na educação, há a necessidade de renovar toda a estrutura educacional deixando para trás o ensino tradicional.

 A relação da escola com os demais agentes da educação é de parceria e complementaridade no processo de produção do conhecimento que tem as crianças e os jovens como protagonistas, e as tecnologias de informação e comunicação são operacionalizadas como ferramentas de aprendizagem que contribuem para a concretização dos projetos. Nestas escolas, o papel prioritário do educador é o de orientador de itinerários da aprendizagem e também de inspirador e modelo de conduta e esta instituição é modelo de estrutura organizada com todos os requisitos necessários para atender o corpo discente e deixar a equipe docente com total liberdade de expressão. Afinal nosso lema é “PREPRANDO CIDADÃOS PARA O EXERCÍCIO DE SUA CIDADANIA.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário