Os alunos do 9º ano deram um show nas apresentações
sobre a gramática da nossa língua. Entre as apresentações diversas atividades propostas
pelos alunos e mesa redonda para sanar todas as suas dúvidas.
Fiz
uma breve entrevista com alguns alunos para saber se realmente gostaram desta
modalidade de ensino.
PROFª
CLAUDINÉIA: O que achou de você mesmo montar suas próprias atividades, através
de sua pesquisa sobre o assunto?
ALUNO
(Romário): Falamos sobre regência
verbal, um assunto pouco falado, o meu grupo gostou desse tema, estávamos muito
curioso e ansioso para apresentá-lo.
PROFª
CLAUDINÉIA: Quais as dificuldades encontradas?
ALUNO
(Luana): Bom, dificuldade pra fazer
o trabalho não houve, basta querer e se empenhar que o trabalho sai excelente.
Para mim foi fácil tentei me empenhar e estudei muito e o trabalho saiu bom o
bastante para ganharmos notinhas extras.
PROFª
CLAUDINÉIA: Gostaria que próximo ano essa metodologia continuasse?
ALUNO
(Jayne): Sim, pois sabemos que esta
metodologia deu certo para nós e gostaríamos que os próximos alunos pudessem
desfrutar de um ótimo conteúdo como este que nós aprendemos.
Paráfrase
do Professor – O ensino gramatical isolado deixou de ser praticado por muitos
professores de linguagem, entendendo que a leitura, a interpretação e
constantes tentativas de produção de gêneros textuais, são recursos didáticos
viáveis para a progressão da linguagem do aluno, contudo, como instrumento de
conscientização sobre a linguagem formal, o ensino gramatical tem o seu lugar
reservado. E o seminário sobre temas gramaticais realizados pelos alunos,
tornou um recurso interessante, porque eles pesquisaram e esquematizaram a
exposição dos temas com slide, isso foi significativo para a turma.
Rafael
Máximo
PARABÉNS AO
PROFESSOR RAFAEL DE L.P. PELO EXCELENTE TRABALHO
Esse seminário deve ser repetido em 2013
ResponderExcluir